Acidentes Oculares: Como eles acontecem e como prevenir?

Falar em acidente remete a uma série de situações difíceis, algumas que são até previsíveis e outras completamente inusitadas. Mas o que você pode fazer para evitar que ele aconteça com seus olhos e prejudique sua visão?

Acidentes OcularesO trauma ocular pode acontecer em diferentes ambiente e situações, mas a grande maioria pode ser evitada com atitudes simples. No carro, por exemplo, é fundamental o uso do cinto para evitar que, em casos de acidente, os olhos sejam atingidos. Em ambientes de trabalho, é comum a falta de uso de equipamento de proteção individual (óculos de proteção ou máscaras).

Enquanto nos esportes, as principais causas são as diversas formas de contato (mão ou cotovelo de outro jogador, em esportes como futebol e basquete), ou pancadas com bola, em casa eles podem ser causados por corte ou perfuração do globo ocular e queimaduras.

Independente da causa, o trauma pode gerar desde um simples arranhão na córnea até um descolamento de retina, o desencadeamento de uma catarata precoce ou glaucoma, dependendo da gravidade.

Os sintomas dependem da parte do olho afetada e da extensão do ferimento. Varia desde apenas sensação de irritação e olho vermelho, até dor e baixa de visão. Qualquer trauma que envolveu o olho deve ser examinado por um oftalmologista, que poderá determinar se o olho foi afetado e que tratamento precisa ser seguido. O tratamento, clínico ou cirúrgico, dependerá das lesões observadas em cada caso.

Para prevenir todas essas ocorrências dentro de casa, é fundamental:

1. Não permitir que crianças pequenas brinquem com objetos pontudos.
  2. Não permitir que animais de estimação (principalmente cachorros) cheguem perto do rosto de crianças pequenas.
  3. Ensinar as crianças a não brincar de atirar objetos contra o rosto ou olho das pessoas.
  4. Deixar sempre o cabo da panela virado para dentro, prevenindo, assim, queimaduras térmicas oculares por líquido escaldante da panela.
  5. Manter longe do alcance das crianças os produtos de limpeza. Evite guardá-los na parte de baixo de armários ou de pias.
  6. Atenção com plantas venenosas e pontiagudas. Elas não devem estar ao alcance dos pequenos.
  7. Cuidado com cigarros na boca dos adultos quando estes pegarem as crianças no colo, a proximidade, sem cautela, pode causar queimadura ocular.
  8. Cubra ou arredonde quinas de mesa e maçanetas que estão na altura de crianças entre 5 e 6 anos.
  9. Proteja o rosto ao abrir garrafas.
  10. Use protetores oculares ao cuidar de plantas e do jardim. Apesar de estar bem protegido dentro do crânio pela órbita e pelas pálpebras e cílios, a estrutura ocular é bastante delicada.

Agende sua consulta com a Clínica Oftalmed. Temos unidades em São Caetano do Sul e Santo André em São Paulo, além de Extrema em Minas Gerais. Telefones: (11) 4224-6615 e (35) 3435-2655. Whatsapp: (11) 94385-7011.