3 Coisas que você Precisa Saber sobre a Cirurgia de Catarata

3 Coisas que você Precisa Saber sobre a Cirurgia de Catarata

De acordo com estimativas, a cada ano são registrados cerca de 120 mil novos casos de catarata no mundo, além das 160 milhões de pessoas que já foram diagnosticadas com a doença, que é considerada a maior causa de cegueira evitável.

Cirurgia CatarataAlém do envelhecimento natural das células do cristalino, outras possíveis causas são: hereditariedade, traumatismo, doenças sistêmicas, congênitas, medicamentos e infecções oculares. A única opção de tratamento é a intervenção cirúrgica, que possibilita a recuperação da visão do paciente.

Como a cirurgia é realizada?

O percentual de sucesso na cirurgia é superior a 95%, o cristalino opacificado é removido e uma lente artificial é implantada através de minúsculas incisões. Assim, as imagens captadas pelo olho recebem o foco adequado outra vez.

Dói? Quanto tempo demora?

O procedimento é realizado em centro cirúrgico sob sedação com anestesia local. Rápido e indolor, tem duração aproximada de 15 a 20 minutos e o tempo de permanência do paciente na clínica é em torno de três a quatro horas. Na maioria dos casos, a recuperação da visão ocorre logo nas primeiras 24 horas, e o resultado é facilmente percebido.

Podem haver complicações?

O índice de complicações na cirurgia de catarata é menos de 1% e está relacionado à inflamação causada pela contaminação dos materiais e produtos utilizados no olho durante e após a cirurgia. Por isso, é essencial conhecer a procedência de todos os produtos utilizados e contar com uma equipe médica de confiança.

Veja os cuidados que o paciente deve ter no período de reabilitação:

  1. Não coce os olhos e proteja-os sempre que necessário.
  2. Reduza temporariamente as atividades físicas e as tarefas de limpeza doméstica.
  3. Não utilize maquiagem nos olhos, para reduzir as chances de infecção.
  4. Em dias ensolarados, não dispense os óculos de sol.
  5. Evite o contato direto com água e minimize a exposição a ambientes poluídos, poeiras e vapores.
  6. Evite dormir do lado do corpo em que fica o olho que acabou de passar por cirurgia.
  7. Em caso de dor, procure o seu oftalmologista, pois esse pode ser um sinal de pressão no olho.

Agende sua consulta com a Clínica Oftalmed. Temos unidades em São Caetano do Sul e Santo André em São Paulo, além de Extrema em Minas Gerais. Telefones: (11) 4224-6615 e (35) 3435-2655. Whatsapp: (11) 94385-7011.

Leia Mais