Cirurgia de catarata: como funciona?

Cirurgia de catarata: como funciona?

A catarata é uma das principais causas de cegueira no mundo. cirurgia de catarata como funcionaA maneira de evitar o seu avanço acaba sendo justamente através da cirurgia de catarata.

Antes de efetivamente conversarmos sobre como a cirurgia ocorre, vamos entender um pouco sobre o que vem a ser a catarata uma vez que o quadro não chega a ser conhecido de todos.

A catarata, na prática, pode acabar sendo entendida como uma opacidade na lente natural dos olhos. Essa opacidade compromete a capacidade de visão do indivíduo.

Como uma das principais causas de cegueira não somente no Brasil, mas sim no mundo, a catarata consiste em um quadro que se desenvolve gradativamente ao longo dos anos. Em síntese, a catarata manifesta-se como a perda da transparência do cristalino dos olhos.

Qual a função do cristalino?

O cristalino é uma espécie de lente, que está localizada na parte de trás da pupila, sendo uma estrutura flexível, responsável por regular o foco dos objetos. Esta pequena lente permite que o paciente tenha a acomodação visual, que é realizada com o auxílio do corpo ciliar.

Com o passar dos anos, as fibras que estão localizadas no cristalino aumentam de tamanho e igualmente de diâmetro. Essa mudança resulta na presbiopia que popularmente recebe o nome de vista cansada. Justamente por ser resultado do passar dos anos muitas pessoas a partir dos quarenta e cinco usam óculos para enxergar de perto ou para vista cansada.

+ Qual a diferença entre astigmatismo, hipermetropia, miopia e presbiopia?

Além da senilidade, a catarata pode ser causada por outras patologias, como o diabetes. Ademais, hábitos diários do paciente, como o tabagismo, alcoolismo e o uso indiscriminado de medicamentos, também podem predispor o paciente a este tipo de comorbidade.

Os medicamentos causam este tipo de predisposição devido ao seu uso recorrente, que provoca a opacidade prematura do cristalino, especialmente em pacientes hipertensos ou que sofrem com depressão, por exemplo.

Em tais casos, é preciso do acompanhamento oftalmológico em conjunto com o tratamento para evitar tais aflições.

Evolução do quadro e diagnóstico da catarata

A catarata é basicamente como se fosse uma segunda etapa desse processo, além de perder um pouco da sua elasticidade a lente natural dos nossos olhos também perde opacidade, perde sua transparência.

cirurgia de catarata como funcionaGradativamente o indivíduo acometido vai perdendo a distinção de sua visão que se torna embaçada e pouco nítida.

O processo vai evoluindo até que o mesmo só consiga enxergar sombras e luzes. O quadro de catarata quando não tratado pode levar inclusive à cegueira.

Esse transcurso de gradativa perda da visão se faz um processo que ocorre ao longo dos anos e não se manifesta da noite para o dia. Há casos em que bebês já nascem com o quadro uma vez que a alteração é de ordem congênita.

+ Deficiência visual: por quê?

Mas quando não congênita, a catarata vai evoluindo com o tempo, ao longo dos anos. Felizmente é possível ser identificada através de uma consulta oftalmológica de rotina na qual o oftalmologista avalia a estrutura interna dos olhos.

Através de um equipamento denominado de oftalmoscópio, o médico consegue avaliar precisamente qual a transparência do cristalino.

O único tratamento indicado para a catarata acaba sendo a intervenção cirúrgica que graças a todos os avanços científicos tecnológicos tornou o procedimento algo simples e rápido.

Como funciona a cirurgia de catarata?

cirurgia de catarata como funcionaComo vimos anteriormente, o único tratamento para a catarata é e continua sendo a intervenção cirúrgica. Atualmente o procedimento cirúrgico para tratamento da catarata demora cerca de quinze a trinta minutos, sendo extremamente seguro e apresenta sucesso na maioria dos casos.

A cirurgia tem como metodologia de realização a aplicação de anestesia local e objetiva a troca do cristalino, a nossa lente natural, por uma lente artificial. A lente artificial que será implantada precisa ser feita sob medida para o paciente respeitando a curvatura de sua córnea.

A cirurgia acaba sendo tão simples que o paciente recebe alta no mesmo dia, indo para casa apenas com a indicação de evitar a inclinação da cabeça e igualmente movimentação brusca com a mesma. Todos estes cuidados garantirão melhor resultado da cirurgia.

Em alguns casos, é possível minimizar a frequência na qual o paciente utiliza óculos para perto, isso se dá através de uma lente intraocular multifocal.

Quais os cuidados pós-cirurgia de catarata?

Após a realização da cirurgia alguns cuidados pós-operatórios adotados evitam o risco de infecção. Dentre eles o paciente operado deve aplicar colírios diariamente bem como realizar a aplicação de pomadas no local. Todos os procedimentos de pós-operatório, entretanto devem vir a ser determinados pelo médico responsável pelo seu caso.

Caso a catarata seja um problema que acomete os dois olhos, após a realização do procedimento cirúrgico em um dos olhos o agendamento do outro olho deve ser feito de modo a extirpar o problema definitivamente.

A cirurgia igualmente está entre os procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mas a fila é longa e isso pode acabar fazendo com que a efetiva realização do procedimento demore.

É possível prevenir a catarata?

Sim, é possível. Através de hábitos saudáveis como a prática regular de atividades físicas, assim como uma alimentação balanceada e o controle do peso, auxiliam no combate à catarata.

+ 7 dicas para manter os olhos saudáveis

Além disso, é importante manter consultas regulares com um oftalmologista para avaliação e o diagnóstico prematuro da catarata.

Agende sua consulta com a Clínica Oftalmed. Temos unidades em São Caetano do Sul e Santo André em São Paulo, além de Extrema em Minas Gerais. Telefones: (11) 4224-6615 e (35) 3435-2655. Whatsapp: (11) 94385-7011.

Leia Mais