Cirurgia de Miopia: Tire suas Dúvidas!

Cirurgia de Miopia: Tire suas Dúvidas!

A cirurgia refrativa a laser é a cirurgia para tratamento dos vícios de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo), e tem como objetivo a diminuição da dependência aos óculos ou Lentes de Contato. É uma cirurgia rápida e segura, promovendo conforto e melhorando a qualidade de vida do paciente.

Técnicas

Cirurgia Refrativa - MiopiaO tratamento é feito pelo Excimer laser. Existem diversas técnicas diferentes para a cirurgia laser. As mais comuns e amplamente consagradas são o PRK e o Lasik. O laser a ser aplicado nas duas técnicas é o mesmo, e o resultado a longo prazo também. O que muda é a forma como preparamos o olho para receber o laser.

Lasik

No Lasik, levantamos uma lamela (Flap) da cornea e aplicamos o laser no estroma corneano (região mais interna). Desta forma, o paciente tem uma recuperação mais rápida e com menos sintomas.

PRK

Por outro lado, no PRK, não levantamos esta lamela, apenas retiramos o epitélio corneano (camada fina e mais externa da cornea) e fazemos a aplicação do laser. Colocamos em seguida uma lente de contato que protegerá os olhos por 5 dias, sendo retirada em seguida. Apesar de ter um tempo de recuperação visual maior, esta técnica se torna mais seguras pra determinados tipos de pacientes, como aqueles com corneas mais finas, ou leves alterações em sua curvatura, que não podem ser submetidos ao Lasik.

I-Lasik (ou laser total)

Uma importante evolução da cirurgia a laser foi o surgimento do Laser de Femtosegundo, que nos permite confeccionar o Flap do Lasik de uma maneira mais segura, sem o uso de lâminas, tornando o Lasik 100% a laser.

Tipo de Laser

Além das técnicas da cirurgia, o laser aplicado pode ser convencional ou personalizado.

Cirurgia Convencional

O laser convencional trata os erros refracionais conhecidos, como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Sua invenção foi um grande passo no avanço da cirurgia refrativa, que antigamente era feita através de cortes com o bisturi de diamante. Com o advento do Excimer Laser, esses cortes foram substituídos, e a cirurgia se tornou mais precisa e mais segura, proporcionando excelentes resultados visuais, a curto e a longo prazo.

Cirurgia Personalizada

O tratamento personalizado veio como uma evolução do laser convencional e consiste na correção dos erros refracionais de uma forma individualizada, corrigindo também imperfeições corneanas denominadas aberrações de alta ordem, oferecendo máxima precisão e uma melhor qualidade de visão. Ou seja, além de tratar a miopia, astigmatismo ou hipermetropia do paciente, o laser personalizado corrige irregularidades próprias de cada olho. A cirurgia personalizada proporciona uma visão com mais contraste, qualidade e nitidez em comparação com a cirurgia convencional.

A técnica cirúrgica e o tipo de ablação a laser a ser empregada será determinado pela nossa equipe especializada na área, e discutida individualmente, dependendo da patologia de cada paciente.

Agende sua consulta com a Clínica Oftalmed. Temos unidades em São Caetano do Sul e Santo André em São Paulo, além de Extrema em Minas Gerais. Telefones: (11) 4224-6615 e (35) 3435-2655. Whatsapp: (11) 94385-7011.