Como as luzes de eletrônicos danificam nossa visão?

Como as luzes de eletrônicos danificam nossa visão?

Exposição aos aparelhos eletrônicos

Diariamente, estamos expostos a telas de smartphones, computadores e televisões, até mesmo por conta de um hábito cultural e da sociedade de maneira geral. No entanto, embora não vejamos, as luzes emitidas pelos aparelhos eletrônicos são bastante prejudiciais para a visão.

como que luzes de eletrônicos danificam nossa visãoO Brasil é o 5º país no mundo que mais utiliza os celulares diariamente, segundo um relatório emitido pelo Estado de Serviços Móveis. O brasileiro gasta cerca de três horas por dia de frente para uma tela de celular, o que aumenta a predisposição para desenvolver problemas oculares.

A luz azul

Um estudo publicado pela revista Nature, da Universidade de Toledo, nos EUA, mostrou que a luz azul emitida por aparelhos eletrônicos de maneira geral, podem causar problemas à saúde ocular em longo prazo, visto que a córnea não consegue proteger ou refletir contra essa luminosidade, prejudicando a retina e acelerando o processo de envelhecimento ocular, caracterizado pela degeneração macular.

Fototoxicidade

Este tipo de frequência na qual os olhos são expostos à luz azul interfere a longo prazo, visto que os fotorreceptores, responsáveis por captar a luz que chega até a retina e reproduzi-la a imagem no cérebro, são afetados pela absorção da luminosidade das telas de aparelhos eletrônicos.

Problemas com as crianças

como que luzes de eletrônicos danificam nossa visãoExpostos diariamente à luz azul de diversos tipos de aparelhos eletrônicos, os as crianças podem ter uma maior predisposição a desenvolverem miopia.

O que ocorre com a visão?

Como já citado, a exposição à luminosidade interfere na saúde da mácula, localizada no centro da retina. Longos períodos de exposição à luz levam a perda gradativa da qualidade da visão. Além de afetar a mácula a longo prazo, sintomas como olhos secos.

Como evitar a alta exposição a aparelhos eletrônicos?

Não existe uma fórmula para evitar a exposição, já que smartphones, por exemplo, já fazem parte da rotina de diversas pessoas de quaisquer idades. Todavia, o ideal é dosar as horas gastas de frente para aparelhos eletrônicos, afim de evitar que problemas futuros surjam.

Em crianças, controlar a utilização e a proximidade com que olham para a tela são atitudes que auxiliam em evitar problemas de visão prematuros. Além disso, evitar a exposição à luz antes de dormir também é outro fator para manter a saúde ocular em dia.

Agende sua consulta com a Clínica Oftalmed. Temos unidades em São Caetano do Sul e Santo André em São Paulo, além de Extrema em Minas Gerais. Telefones: (11) 4224-6615 e (35) 3435-2655. Whatsapp: (11) 94385-7011.

Leia Mais