O que é ceratocone?

Ceratocone é uma condição inflamatória que atinge a estrutura ocular, em especial, a córnea, tecido protetor que se encontra na parte da frente dos olhos, permitindo a entrada de luz e cumprindo dois terços da função de foco.

o que é ceratoconeProblemas oculares se dão por alterações na curvatura da córnea, sendo caracterizados por erros refrativos. O ceratocone, neste caso, causa a curvatura excessiva da córnea, deixando-a em um formato de cone.

A constituição da córnea

A córnea se encontra na parte de trás do globo ocular, sendo uma das estruturas fibrosas que compõe os olhos. Sua composição envolve fibras para proteger os olhos, além de possibilitar a reprodução de imagens, uma vez que a íris recobre a córnea e permite que a luz da pupila seja refletida.

Ao todo, a córnea é dividida em cinco camadas, que têm por objetivo evitar que bactérias atinjam a visão. Estas camadas são divididas em:

• Epitélio;
  • Membrana de Bowman;
  • Estroma;
  • Membrana de Descernet;
  • Edotélio.

Caso haja o rompimento destas camadas, problemas graves a visão pode ocorrer, provocando até mesmo a cegueira.

Causas do ceratocone

Apesar de ser de causa idiopática e raro, o ceratocone está associado à genética e hereditariedade. No entanto, o problema está presente em pessoas com Síndrome de Down e que possuem alterações congênitas como a catarata e miopia.

Além disso, pacientes que têm alergias e coçam os olhos estão predispostos a desenvolver este problema, visto que podem ocorrer alterações na córnea pelo contato frequente ou pela presença de bactérias que podem vir a aferir a estrutura corneana.

Por que coçar os olhos contribui para o surgimento do ceratocone?

O ato de esfregar os olhos com frequência pode causar o ceratocone, assim como o agravamento da condição daqueles pacientes que já sofrem com este problema. Isso se dá por conta do trauma constante que a região e essa ação faz com que as fibras musculares responsáveis pela sustentação e flexibilidade da córnea.

Para evitar tal hábito, é importante o aconselhamento de um oftalmologista, além de cuidados do paciente, como evitar situações que expõem os olhos à poeira ou até mesmo, a agentes alérgicos que geram a coceira nos olhos.

Sintomas do ceratocone

o que é ceratoconeOs sintomas do ceratocone se desenvolvem com o tempo, causando a perda progressiva da visão, onde o paciente apresenta dificuldades para enxergar de perto e de longe. Em certos casos, pode se notar fotofobia, onde os olhos são sensíveis à luz e diplopia, caracterizado pela visão dupla.

Em casos mais severos, a estrutura ocular também pode apresentar outros problemas, como o desenvolvimento de astigmatismo ou miopia. Em situações em que o paciente já possui um erro refrativo, o grau dos óculos ou lentes de contato, precisam ser readequados para evitar a progressão ou prejudicar a visão do paciente.

Diagnóstico do ceratocone

Para diagnosticar o problema, a avaliação clínica com o histórico do paciente são avaliados pelo oftalmologista, além de exames específicos que são realizados, como a biomicroscopia, que tem por objetivo examinar as estruturas externas e internas do olho sendo realizado através do equipamento lâmpada de fenda.

Tratamento do ceratocone

o que é ceratoconeCaso o ceratocone seja descoberto prematuramente, a utilização de óculos é indicada para que o paciente possa enxergar normalmente, combatendo o astigmatismo que é causado pela condição.

No entanto, à medida que o ceratocone progride, é prescrito o uso de lentes de contato para evitar a curvatura em formato de cone que a doença causa. Essas lentes possuem uma finalidade específica, sendo divididas em tipos, como de corte simples, monocurva externa, de desenho padrão, dentre outras.

O tipo de lente de contato dependerá do tipo e estágio de curvatura da córnea, causado pelo ceratocone. Nestes casos, é de suma importância a orientação de um oftalmologista.

A intervenção cirúrgica também pode ser uma opção em casos mais graves, sendo utilizada a técnica do crosslinking, que consiste na coleta de uma pequena amostra da córnea, onde colírios com vitamina B12 são aplicados nos olhos e em seguida, raios ultravioletas são emitidos para fortalecer as fibras da estrutura.

Como funciona a cirurgia com a técnica crosslinking?

O crosslinking é uma técnica cirúrgica, voltada para o tratamento de quadros graves de ceratocone. Através de raios ultravioleta, é possível fortalecer a córnea, dando uma maior estabilidade e resistência à estrutura.

Além disso, a cirurgia faz com que as fibras de colágeno sejam reforçadas, dando uma maior flexibilidade à córnea. Neste procedimento, colírios específicos são aplicados para que o processo de raspagem seja realizado e os raios ultravioleta emitidos para reparar a estrutura.

A importância do acompanhamento oftalmológico?

Ir ao oftalmologista de forma regular auxilia na prevenção de problemas oculares, inclusive na progressão do ceratocone. Por isso, é sempre importante ter o acompanhamento e visitar este profissional a cada 6 meses para uma avaliação ocular, seja para o uso de óculos devido a alterações visuais ou por conta do doenças preexistentes que podem prejudicar a saúde os olhos.

Como prevenir o ceratocone?

o que é ceratoconeO ceratocone, apesar de ser uma doença progressiva possui formas que diminuam o seu processo de abaulamento da córnea. Por ser de origem genética e hereditária, o ideal é encontrar maneiras de tocar os olhos por conta de alergias, além do mais, tratar estes tipos de problemas que levam à coceira ocular também é uma forma de prevenção.

Vale ressaltar que manter consultas periódicas com um oftalmologista também é uma forma de prevenção ou de um diagnóstico prematuro da doença. Portanto, mantenha idas regulares ao médico para que uma avaliação seja feita periodicamente.

Agende sua consulta com a Clínica Oftalmed. Temos unidades em São Caetano do Sul e Santo André em São Paulo, além de Extrema em Minas Gerais. Telefones: (11) 4224-6615 e (35) 3435-2655. Whatsapp: (11) 94385-7011.