Da infância à adolescência: O que os pais precisam saber sobre a visão

Da infância à adolescência: O que os pais precisam saber sobre a visão

Desde cedo, é muito importante tomar cuidado com o que e como os OLHOS das crianças enxergam. Isso porque algumas precauções simples podem evitar problemas complexos e assegurar uma visão mais saudável ao longo da vida.

Até os 10 anos de idade

O interesse pela TV e pelo celular começa cedo, assim como as habilidades para usar tais aparelhos. Infelizmente, temos visto cada vez mais o uso desregrado dessas tecnologias acarretar em sintomas, como vermelhidão, irritação, coceira, cansaço e olho seco.

O que os pais precisam saber sobre a visãoAlgumas medidas simples ajudam a prevenir tais desconfortos, como pausas de 1 a 5 minutos a cada uma hora em frente ao equipamento, afastar o foco de luz dos olhos, manter o ambiente iluminado e reduzir o brilho das telas.

Vale lembrar! Antes que a criança apresente alguma queixa, a rotina de visitas ao oftalmologista deve começar a partir dos 2 anos de idade, quando é possível examinar com mais precisão e saber como o pequeno enxerga.

10 a 20 anos de idade

É nessa fase que o desenvolvimento do sistema ocular alcança maturidade e pode dar indícios de alguma alteração. Na adolescência, o mau rendimento na escola e as queixas sobre os olhos, visão embaçada, dor de cabeça, entre outras, merecem atenção especial e uma visita ao oftalmologista.

O uso regrado dos óculos de grau ajuda a dar mais conforto visual, além de proporcionar melhor visão. Durante a exposição ao sol, também é preciso saber a importância de bons óculos para se protegerem contra os raios ultravioletas.

A periodicidade de consultas ao oftalmologista é ainda mais importante nessa fase da vida, já que na fase de crescimento, também há crescimento dos olhos e frequentes alterações do grau, como consequência.

Agende sua consulta com a Clínica Oftalmed. Temos unidades em São Caetano do Sul e Santo André em São Paulo, além de Extrema em Minas Gerais. Telefones: (11) 4224-6615 e (35) 3435-2655. Whatsapp: (11) 94385-7011.

Leia Mais