Quem pode fazer a cirurgia de miopia?

Quem pode fazer a cirurgia de miopia?

A miopia é um problema ocular presente em grande parte da população mundial, sendo caracterizado pela visão embaçada ou pela falta de clareza em ver de longe. No entanto, existem formas de tratamento que vão do uso de óculos de grau, lentes de contato ou até mesmo, cirurgia.

Cirurgias são comuns para corrigir a miopia, mas assim como as lentes de contanto, não é indicada para qualquer tipo de pessoa. O indicado é que os pacientes tenham 21 anos ou mais, porque nessa idade, o grau já se estabilizou e o oftalmologista poderá remodelar a córnea para realizar o procedimento.

Como a miopia é definida?

quem pode fazer a cirurgia de miopiaPara definir o grau de cada paciente, seja de miopia ou astigmatismo, por exemplo, o exame de refração é feito. O procedimento consiste na utilização de aparelhos sendo dividida em três tipos de avaliação:

Refração objetiva:  usa o Auto-Refrator, equipamento que identifica o grau dos óculos de forma automática, a fim de deixar o exame mais preciso; ⠀

Refração subjetiva: exame feito pelo médico oftalmologista, a fim de refinar o resultado prévio do Auto-Refrator; ⠀

Greens: Utiliza o Refrator de Greens, aparelho composto por um conjunto de lentes corretivas, usado para identificar de forma manual o grau dos óculos. ⠀

O exame é feito usando um projetor de letras, números e desenhos diversos a uma distância específica.

Cirurgia de miopia

quem pode fazer a cirurgia de miopiaQuando o paciente é encaminhado para a cirurgia, atualmente existem três técnicas que podem ser aplicadas, sendo elas: Laski, ILasik e PRK, no entanto, a segunda é a mais comum por conta de um menor tempo de recuperação do paciente.

ILasik: o procedimento consiste em realizar um flap (pequeno recorte) na região que recobre a pupila e aplicar o laser para corrigir o grau;

Lasik: com um aparelho chamado de Microcerátomo, que corta a região da pupila para que a córnea seja levantada, corrigindo o grau;

PRK: o oftalmologista colhe a primeira camada da córnea, chamada de epitélio, com um bisturi utilizado especificamente para o procedimento. Em seguida, uma esponja especial é aplicada para enxugar a córnea para a aplicação do laser. Após o procedimento, uma lente é colocada por cerca de 72h para que a camada da córnea se recupere.

Agende sua consulta com a Clínica Oftalmed. Temos unidades em São Caetano do Sul e Santo André em São Paulo, além de Extrema em Minas Gerais. Telefones: (11) 4224-6615 e (35) 3435-2655. Whatsapp: (11) 94385-7011.

Leia Mais