Cirurgia Refrativa

O que é a Cirurgia Refrativa?

Clínica Oftalmed - Separador

Uma das cirurgias mais conhecidas entre os pacientes que necessitam utilizar óculos para corrigir problemas de visão é a cirurgia refrativa.

 

Cirurgia RefrativaMas mesmo assim algumas pessoas continuam com medo da técnica porque muitas vezes apenas conhecem alguém que fez essa cirurgia e seus relatos não foram os mais positivos.

 

Se você tem dúvidas ou quer conhecer um pouco melhor o universo das cirurgias oftalmológicas que podem mudar sua vida a partir de uma visão melhor, continue lendo!

 

A cirurgia refrativa é uma técnica considerada simples e que dispensa a internação do paciente.

 

Nesse tipo de procedimento é usado uma luz ultravioleta para remodelar a superfície da córnea e modificar a curvatura da mesma visando corrigir o que é chamado na oftalmologia de erro refrativo, que são as doenças que conhecemos como Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e Presbiopia.

A Cirurgia Refrativa

Clínica Oftalmed - Separador

Como dito anteriormente a cirurgia é bastante simples e todo o procedimento não costuma demorar sequer 30 minutos e o paciente não é sedado.

 

Cirurgia RefrativaPara que o procedimento não cause incômodos a equipe utiliza um colírio analgésico e realiza o procedimento de remodelação da córnea visando a correção do problema de visão. A cirurgia não é dolorosa e você poderá ou não sentir algum incômodo nos dois dias após a cirurgia, isso irá depender da espessura da sua córnea.

 

O mais comum é que nesse tipo de cirurgia o paciente opere os dois olhos ao mesmo tempo e já saia do procedimento enxergando muito melhor do que quando usava óculos.

 

No entanto, o cuidado com o pós-operatório é essencial para que o resultado obtido seja mantido, isso quer dizer que você deverá seguir exatamente as indicações do médico, usando os colírios recomendados por ele e evitando por exemplo o contato com poeira e calor intenso nos primeiros dias após o procedimento.

 

Ao operar os dois olhos ao mesmo tempo o cuidado deve ser redobrado para que o paciente evite problemas como infecções ocasionadas por algum cuidado que não foi corretamente tomado.

Precisa de Cirurgia Refrativa? Agende seu horário conosco!

Tem Risco do Problema Refrativo Voltar?

Clínica Oftalmed - Separador

Essa é uma das principais dúvidas de quem deseja operar os olhos para se ver livre do uso de óculos para sempre!

 

A resposta é que cada caso é um caso, alguns pacientes são indicados para a cirurgia que será capaz de resolver completamente o problema.

 

No entanto, outros pacientes apresentam córnea mais fina, ou alguma outra alteração que a cirurgia não será a melhor indicação de tratamento. Nesses casos é comum que o médico alerte que mesmo realizando a cirurgia o problema de visão será apenas atenuado.

 

Cirurgia RefrativaCom relação aos pacientes que de fato possuem indicação para a cirurgia, é muito raro que o problema refrativo volte a aparecer alguns anos após o tratamento cirúrgico quando este é bem executado pelo especialista.

 

Vida E Cuidados Pós Procedimento

Como já dissemos anteriormente seguir corretamente as orientações do seu médico é essencial para que a cirurgia seja um sucesso e você passe a ver o mundo em toda a sua definição sem o uso de óculos.

 

Mas alguns cuidados são realente necessários durante a sua recuperação, como por exemplo: evitar se expor a calor intenso como o do fogão durante o preparo de refeições por pelo menos 2 semanas após o procedimento.

 

Evitar esportes de contato por pelo menos 2 semanas após o procedimento, tanto para que você não se exponha ao risco de infecção quanto para evitar que o suor possa pingar em seus olhos.

 

E também deve-se evitar a exposição ao sol por pelo menos 1 mês após a cirurgia, acontece que apesar de ser um procedimento cirúrgico considerado simples, o seu olho será remodelado e, portanto, as camadas da sua córnea estarão em processo de cicatrização.

 

Os raios solares são extremamente prejudiciais ao pós-operatório exatamente porque eles impedem a correta cicatrização dessas camadas que foram remodeladas.

 

E caso você se exponha diretamente ao sol como durante uma ida a praia por exemplo, você poderá perceber um forte incômodo nos olhos justamente devido a cicatrização estar sendo prejudicada pela radiação solar.

 

Durante sua cicatrização, o seu melhor amigo serão os óculos solares de boa procedência! Lembre-se que é essencial a proteção dos raios solares e justamente por isso, seus óculos precisam ser de boa procedência.

 

Caso a peça não seja capaz de oferecer a proteção contra os raios solares o incômodo nos olhos será rapidamente percebido.

 

Agora que você já conhece melhor a cirurgia refrativa e esclareceu suas dúvidas, certamente já não está mais com medo de realizar o procedimento!

 

Essa cirurgia realmente poderá corrigir seus problemas de visão e ofertar uma melhor qualidade de vida ao te permitir enxergar o mundo como ele é, sem depender de óculos de grau que por muitas vezes quebra e te deixa na mão. Procure um oftalmologista de confiança para realizar sua avaliação.

Quer fazer a cirurgia? Entre em contato!

WhatsApp chat