Síndrome do olho seco

Síndrome do olho seco

Clínica Oftalmed - Separador

Os olhos secos são uma condição comum que ocorre quando as lágrimas não possuem qualidade ou não são produzidas na quantidade devida para que o olho fique lubrificado.

 

O filme lacrimal é produzido pela glândula lacrimal, sendo composto por sais minerais, água, gorduras e proteínas, que lubrificam, hidratam e protegem os olhos contra agressões e micro-organismos que podem ser prejudiciais para a estrutura.

Causas

Clínica Oftalmed - Separador

Causas da Síndrome do olho secoEssa condição pode ser vivenciada em ambientes que causam maior evaporação lacrimal, como em um avião, uma sala com ar condicionado, em locais que contém o ar muito seco ou com excesso de fumaça.

 

No entanto, esta condição também é caracterizada por atingir pessoas mais idosas, visto que com o passar dos anos, as glândulas lacrimais já não têm seu funcionamento como na juventude. Além disso, doenças autoimunes como artrite reumatoide e lúpus podem contribuir como causa do problema.

A Clínica Oftalmed está pronta para te ajudar. Agende seu horário conosco.

Sintomas

Clínica Oftalmed - Separador

Os olhos secos podem causar a sensação de corpo estranho, ardor, acúmulo de muco nas extremidades oculares, olhos vermelhos, perda de nitidez e lacrimejamento, sintoma este que ocorre em resposta do organismo à baixa produção do filme lacrimal.

Quando ir ao médico?

Clínica Oftalmed - Separador

Síndrome do olho secoA ida ao oftalmologista se faz necessária caso o paciente apresente os sintomas citados acima. O diagnóstico só poderá ser feito por uma avaliação clínica do profissional que determinará o tratamento necessário para tratar do problema.

 

O tratamento é feito por meio de colírios, géis ou pomadas que repõe a lágrima natural e lubrificam os olhos do paciente para que maiores complicações não se desenvolvam.

 

Complicações

 

Caso não seja tratado, o olho seco pode desenvolver úlceras e infecções, visto que a estrutura externa da córnea, o epitélio, não está devidamente nutrido e protegido por conta da deficiência na produção do filme lacrimal. Problema esse que pode acarretar diretamente em sequela visual.

 

Prevenção

 

Evite sempre a exposição a agentes agressores aos olhos como ar condicionados, ambientes secos e com muita fumaça, por exemplo. Utilizar diariamente colírios lubrificantes é um bom método para repor a lágrima e manter sempre um filme lacrimal saudável.

A saúde da sua visão é essencial para uma boa qualidade de vida. Entre em contato.

WhatsApp chat