Astigmatismo

O que é Astigmatismo?

Clínica Oftalmed - Separador

O astigmatismo é um problema de visão bastante comum, causado por uma imperfeição na curva do olho e isso pode te acompanhar desde o seu nascimento ou ser causado por algum acidente, cirurgia ou lesão ocular.

Fatores de Risco e Sintomas do Astigmatismo

Clínica Oftalmed - Separador

Alguns fatores são conhecidos por aumentarem o risco de que o paciente desenvolva astigmatismo, entre eles podemos citar:Astigmatismo

 

  • Coçar o olho frequentemente;
  • Histórico familiar de astigmatismo;
  • Miopia;
  • Trauma ocular;
  • Outras doenças oculares como o ceratocone;

 

Algumas pessoas já nascem com astigmatismo enquanto outras podem desenvolver o problema de visão, que tem como características principais os seguintes sintomas:

 

  • Não conseguir ler letras pequenas;
  • Incapacidade de enxergar sem apertar os olhos;
  • Sensibilidade à luz;
  • Piora da visão a noite;

Está começando a ter dificuldades para enxergar? Agende sua consulta conosco.

Problemas Combinados

Clínica Oftalmed - Separador

Pode parecer desesperador, mas tem solução! Acontece que muitas vezes o astigmatismo vem acompanhado de outros problemas refrativos, como miopia ou hipermetropia.

 

  • Miopia: pode ocorrer porque a córnea é curva demais ou porque o olho é mais longo que o normal. Ocasiona uma aparência embaçada para tudo que está distante dos olhos.
  • Hipermetropia: ocorre justamente ao contrário da miopia, nesse caso a córnea é pouco curva ou o olho é mais curto do que deveria, por isso, os objetos que estão próximos aos olhos se tornam embaçados.

 

Mesmo que o problema de visão seja um astigmatismo somado a miopia ou hipermetropia o tratamento adequado através do uso de óculos ou lente de contato no grau adequado, e visitas frequentes ao médico oftalmologista visando que o grau seja sempre corrigido conforme a necessidade.

 

Procurando Ajuda Médica

Se você percebe alguma dificuldade visual é importante marcar uma consulta com seu oftalmologista e relatar desde quando o problema começou a incomodar.

 

AstigmatismoO médico irá realizar o exame de visão fazendo testes de quais letras você consegue enxergar visando avaliar sua dificuldade.

 

Na consulta também deverá ser avaliado pelo médico a curvatura da sua córnea, através de um exame chamado ceratometria.

 

Outro exame que pode ser feito é a topografia da córnea, visando que o dispositivo forneça ao médico um mapa que permite a visão abrangente da córnea, podendo ser usado para ajustar lentes de contato para o tratamento do astigmatismo.

 

Esse exame também é importante para que o médico possa diagnosticar ceratocone, que é uma das possíveis causas do surgimento de astigmatismo.

 

É importante que o paciente saiba que o astigmatismo não é um problema de visão que possa ser prevenido, ou seja, o astigmatismo não depende da sua qualidade de vida ou hábitos. Sendo esta uma doença que deve ser percebida o mais cedo possível para que o correto tratamento seja ofertado ao paciente.

 

Quando o astigmatismo não é tratado como deveria ele pode causar a ambliopia que é popularmente conhecido como olho preguiçoso, além do astigmatismo  ser uma condição que geralmente está associada ao hábito de coçar os olhos, que é prejudicial podendo provocar ceratocone.

Tratamento para o Astigmatismo

Clínica Oftalmed - Separador

Após o diagnóstico, o médico poderá indicar ao paciente qual o melhor grau para que sua visão passe a ser melhorada com o uso de lentes corretivas ou óculos de grau.

 

AstigmatismoGeralmente pacientes que apresentam o astigmatismo apresentam resultados melhores com o uso de lentes de contato, no entanto, a lente de contato não é indicada para todos os pacientes porque crianças e adolescentes costumam não ter ainda a responsabilidade necessária para o uso desse tipo de tratamento.

 

Afinal, a lente de contato requer muitos cuidados como a higiene correta das mãos e não coçar o olho por exemplo, sendo necessário que o paciente tenha consciência de que ao não respeitar esses cuidados é possível que seu olho seu infectado por alguma bactéria que até mesmo possa causar a cegueira.

 

AstigmatismoIndependente da idade, seguir as orientações médicas conforme foram passadas é essencial para que você possa ter uma melhor qualidade de visão.

 

A partir dos 23 anos de idade quando o olho já está formado, o paciente pode ser indicado para o tratamento cirúrgico visando que o problema seja corrigido a laser.

 

A cirurgia refrativa é um processo bastante simples e rápido que melhora consideravelmente a qualidade de vida do paciente que deixa de ser dependente de óculos ou lentes de contato.

 

Mas é preciso que todos os exames sejam previamente feitos pelo seu oftalmologista que irá te indicar ou não a cirurgia, a depender da sua córnea e demais condições de saúde que devem ser avaliadas para que o médico saiba se você é um paciente que irá se beneficiar dessa cirurgia.

 

Afinal, todo processo cirúrgico por mais simples que seja envolve riscos, e é preciso avaliar se os benefícios serão superiores aos riscos no seu caso.

 

Agora que você já conhece o que é o astigmatismo e a importância de procurar ajuda médica para o tratamento precoce, agende sua consulta conosco para avaliarmos como está a saúde dos seus olhos!

Agende sua consulta conosco para que possamos avaliar sua visão.

WhatsApp chat