Catarata

O que é Catarata?

Clínica Oftalmed - Separador

A catarata é um problema oftalmológico que afeta a vida de muitas pessoas pelo país, e que com o avanço da tecnologia passou a ter uma cirurgia corretiva bastante acessível.

 

Quando se tem esse problema é comum relatar que o olho parece sempre embaçado, como se estivesse olhando por uma janela em dia de forte nevoeiro, o que torna o cotidiano mais difícil uma vez que fica complicado ler letras menores, dirigir e até mesmo enxergar a expressão facial das pessoas.

O que Causa a Catarata?

Clínica Oftalmed - Separador

Apesar da catarata ser uma doença mais associada ao processo natural de envelhecimento, algumas pessoas já nascem com esse problema de visão, e outras adquirem essa condição com o passar dos anos por algum dos seguintes motivos:

 

  • Lesão ocular;
  • Exposição excessiva à radiação ultravioleta, ocasionada por exposição ao sol ou cabines de bronzeamento com muita frequência;
  • Doenças do interior do olho como descolamento da retina ou glaucoma;
  • Uso prolongado de esteroides;
  • Histórico familiar que sugira a tendência para surgimento da catarata;
  • Tratamentos focados na cabeça ou exposição frequente a Raios-X.

 

Existe Prevenção?

CatarataComo em praticamente todas as doenças que afetam a saúde humana, existe sim prevenção para que a catarata não seja um problema a ser resolvido no seu futuro, ainda mais se você tem medo de passar por cirurgias, deverá se cercar de alguns cuidados, entre eles:

 

  • Manter-se no peso ideal;
  • Ter uma alimentação saudável rica em vitaminas e sais minerais provenientes e frutas e verduras;
  • Usar óculos de sol sempre que sair de casa durante o dia;
  • Fazer consultas e exames oftalmológicos de maneira regular para averiguar possíveis problemas e tratar antes que se agravem;
  • Não fumar;
  • Não consumir álcool de maneira abusiva;
  • Ter atenção a outros problemas de saúde como glaucoma e diabetes que interfere diretamente na sua saúde visual.

Está com Catarata? Agende sua consulta conosco.

Tratando a Catarata

Clínica Oftalmed - Separador

Quando se tem alguma dificuldade de visão é necessário agendar uma ida ao médico para avaliar qual a extensão do problema que está dificultando sua visão ser como deveria.

 

CatarataNa ida ao médico o oftalmologista poderá diagnosticar a catarata ou alguma outra doença que esteja relacionada aos seus sintomas e a partir disso, o melhor tratamento será indicado para o seu caso.

 

A ida ao médico em caso de suspeita de catarata é muito importante, porque essa é uma doença que deve ser corrigida em cirurgia, onde o médico irá substituir a sua “lente natural do olho” por uma lente artificial que irá te ajudar a voltar a enxergar conforme deve ser.

 

A catarata é uma doença que está associada a cegueira, muitas pessoas anualmente deixam de ir ao médico e acabam tornando o seu quadro de saúde visual irreversível, por isso, quanto antes o problema for diagnosticado maiores são as chances de você obter o tratamento adequado e assim, voltar a enxergar a vida como ela é.

 

Leve suas dúvidas para o seu oftalmologista e não tenha receio de procurar ajuda por medo de fazer uma cirurgia. Apesar de parecer algo apavorante por ser uma região a qual é muito delicada, a ida ao médico para correto diagnóstico e tratamento é essencial.

 

Como sabemos que muitas vezes uma consulta com um bom especialista pode demorar, até você conseguir se consultar com o médico você pode tomar medidas como ter uma iluminação melhor dos ambientes de sua casa e usar óculos de sol e chapéus de abas largas ao sair para a praia ou outros locais onde terá exposição direta ao sol.

Como é a Cirurgia da Catarata

Clínica Oftalmed - Separador

Muitas pessoas deixam de procurar ajuda médica por medo de obter o diagnóstico de catarata e realmente ter que realizar a cirurgia, o medo as paralisa, no entanto, é preciso ter em mente que a cirurgia para o tratamento de catarata não é dolorosa.

 

CatarataO processo cirúrgico consiste em retirar a lente do olho que está dificultando a visão por estar comprometida com a catarata e implantar uma lente artificial para facilitar a visão.

 

No entanto, muitos pacientes a depender do grau de avanço da catarata não precisam realizar a cirurgia assim que recebem o diagnóstico, podendo ter o problema compensado pelo uso de óculos de grau ou lente de contato para corrigir o problema de visão.

 

Essa normalmente é uma opção a ser considerada caso a doença não esteja em estágio avançado e comprometendo a qualidade da retina, por isso reforçamos que cada caso é tratado da melhor forma a partir do correto diagnóstico de um oftalmologista que é o médico responsável pela saúde dos seus olhos e não pode deixar de ser consultado periodicamente!

 

Agora que você está por dentro sobre o que é a catarata, como preveni-la e sabe o que fazer caso algum sintoma apareça, não se esqueça de manter sua saúde dos olhos sempre em dia! Esse cuidado é essencial para que você viva com plenitude.

Clínica Oftalmed, o melhor para a sua visão!

WhatsApp chat