Miopia

O que é Miopia?

Clínica Oftalmed - Separador

A miopia é um problema de visão bastante comum e que geralmente afeta diferentes membros de uma mesma família, quem tem miopia geralmente vê os objetos com pouca clareza, como borrões.

 

Se você tem dúvidas sobre a miopia e quer saber mais sobre esse problema de visão que é tão comum, continue lendo.

O que causa a Miopia e qual o Diagnóstico

Clínica Oftalmed - Separador

O principal fator de risco para a miopia é a hereditariedade, o que quer dizer que se você tem miopia provavelmente seus filhos também terão.

 

Pessoas míopes poderão perceber os seguintes sintomas:

 

  • Visão embaçada quando tenta ver algum objeto que está longe;
  • A necessidade de apertar os olhos para enxergar algo longe;
  • Dores de cabeça ao final do dia;
  • Dificuldade ao dirigir à noite.

 

Clínica Oftalmed - Cirurgia para MiopiaMuitos pais se preocupam se o filho é míope, afinal, na infância muitas vezes as crianças não notam que de fato não enxergam bem.

 

Crianças que são míopes geralmente apresentam alguns comportamentos que são mais facilmente percebidos até mesmo pelos professores durante a aula, porque em determinadas posições a criança não consegue copiar a matéria ou entender o que o professor está demonstrando por não estarem enxergando o quadro ou professor.

 

A criança míope também costuma esfregar os olhos com frequência, ler com o livro muito perto e sempre quer se sentar muito perto da televisão, esses são sinais muito comuns que às vezes os pais não percebem, mas significam que é a hora de ir ao médico para ter o diagnóstico preciso.

 

Crianças e adolescentes devem ter sempre a visão testada pelo pediatra durante as visitas de rotina e caso ocorra alguma alteração serem devidamente encaminhadas para o oftalmologista.

Acha que seu filho não está enxergando bem? Agende sua consulta conosco.

Consulta e Tratamento da Miopia

Clínica Oftalmed - Separador

O médico oftalmologista irá avaliar a saúde ocular e verificar a necessidade do uso de lentes de contato ou óculos para correção do seu problema de visão.

 

Durante a consulta é importante informar o médico sobre os seus hábitos como: medicamentos que usa, se trabalha usando computadores e iluminação forte, se você é diabético e caso você já use óculos é preciso levá-los para a consulta.

 

MiopiaNormalmente será indicado o uso de óculos ou lentes de contato para que o paciente possa enxergar como é devido, é importante ser honesto com relação a essa escolha, porque o médico irá passar um grau de correção para os óculos e outro grau diferente caso seja escolhida a lente de contato.

 

Algumas pessoas não recebem a indicação do uso de lente de contato, nesse caso, é importante seguir a orientação do seu médico oftalmologista porque a lente requer um cuidado extra para evitar problemas de saúde para os seus olhos que podem inclusive causar cegueira.

 

Geralmente adolescentes e crianças não recebem a indicação do uso de lentes por causa dos cuidados com limpeza e manutenção da lente que não pode ser usada para dormir por exemplo.

 

Outra opção de tratamento para a miopia é a cirurgia refrativa, que deve ser uma opção após os 21 anos quando o grau do paciente já se encontra estabilizado e o médico poderá remodelar a córnea visando corrigir a miopia.

 

Nesse caso, é essencial que vários exames sejam feitos e o médico tenha certeza de que o paciente poderá ter a sua córnea remodelada sem problemas. A cirurgia costuma ser feita nos dois olhos ao mesmo tempo e é um processo simples, que não requer internação, mas requer muitos cuidados após a operação.

 

Vale a pena avaliar os riscos da cirurgia e tirar todas as suas dúvidas com o médico antes de decidir que você deseja realizar um método de correção definitiva da miopia, afinal, toda cirurgia envolve um risco e é preciso estar disposto a ter uma série de cuidados durante o pós-operatório.

 

Como Conviver com a Miopia

Muitas pessoas acham que ser míope é uma dificuldade absurda, quando na realidade o uso de óculos ou lentes de contato acaba se tornando um hábito.

 

MiopiaAlgumas mulheres inclusive gostam tanto de óculos de grau que acabam fazendo coleção de peças para ter óculos cheios de estilo para todos os dias.

 

Alguns cuidados com os óculos são:

 

  • Visite o médico sempre que achar que o grau está errado e a visão está ficando comprometida;
  • Não deixe seus óculos em locais que outras pessoas possam quebrá-lo;
  • Controle outras condições de saúde como diabetes e hipertensão que causam alterações na saúde visual;
  • Coma alimentos ricos em vitamina A que ajudam a manter a sua saúde dos olhos em dia;
  • Aposte em boa iluminação dos ambientes da sua casa para te ajudar a enxergar melhor sem esforços;

 

Com hábitos simples você poderá conviver com a miopia de forma tranquila e talvez até esqueça desse pequeno problema durante sua rotina! Só não se esqueça da consulta regular com o oftalmologista para garantir que sua saúde estará sempre em dia e sua visão será a melhor possível.

A Clínica Oftalmed está pronta para cuidar da sua visão.

WhatsApp chat